Cadastre-se para receber novidades por e-mail.

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Quando falamos em materiais acústicos é comum que os conceitos sejam confundidos e alterados, levando a necessidade de conhecimento ao ambiente para que sejam indicados os melhores produtos.

Mas afinal: o seu ambiente precisa de redução do ruído no próprio local? Ou talvez de privacidade para que nenhum som produzido ali seja escutado? Se sim, estas funções são exercidas por diferentes materiais e é para que não haja nenhuma dúvida que explicaremos a diferença entre isolamento e tratamento acústico. Assim, será fácil escolher o melhor material para seu ambiente. Boa leitura!

O que é tratamento acústico?

Ele é realizado em ambientes onde os níveis de ruído ultrapassam o tolerável para o bem-estar ou em ambientes onde naturalmente haja maior preocupação com barulho e formas de comunicação, como cinemas, salas de aula, estúdios e teatros. O tratamento acústico tem como função diminuir a reflexão das ondas sonoras de um espaço, ou seja, aliviar o ECO.

O tratamento é realizado com materiais absorvedores, quando especificados corretamente são capazes de reduzir o nível do ruído interno, garantindo maior clareza no som. Para ser um material absorvedor, a estrutura do produto deve ser porosa ou fibrosa, permitindo que os sons sejam dissipados, como por exemplo: fibras minerais, lãs minerais e melamina expandida.

Esta função é extremamente necessária em edificações, já que a alta presença de ruídos no local causam não somente desconforto, como situações mais graves: enjoos, sonolência, cansaço muscular, insônia, perda de concentração, perda parcial ou total da audição, entre outros.

E o isolamento acústico?

Ao contrário do tratamento acústico, que absorve e trata o ruído dentro de um espaço, o isolamento acústico tem como função barrar a entrada e saída dos ruídos. Bem típicos em casas de shows, bares, casas noturnas e restaurantes, para que a vizinhança não se sinta incomodada com o barulho inevitável no local.

O isolamento na construção geralmente é invisível, realizado nas estruturas do edifício, mas também pode ser alcançado através de portas, janelas e revestimentos de tetos e pisos específicos para isolamento acústico. Para esta função são utilizados materiais mais densos e pesados.

Essas são as diferenças entre isolamento e tratamento acústico, agora será mais fácil saber o que é procurado para cada ambiente, certo? Lembrando que é sempre indicado a procura de uma equipe especializada que atenda ao seu projeto e instale o material da maneira mais ágil e funcional.

A FlexAcustic possui uma equipe qualificada para entender sua necessidade e oferecer a melhor solução para o seu ambiente, solicite seu contato!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a flexacustic
Fechar
A FlexAcustic se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito